quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Você se acha tímido? Pode ser só sua imaginação

"O tímido é um atemorizado. É, principalmente, dos sentimentos negativos, especialmente o ódio, que outras pessoas possam manifestar contra sua pessoa"
Luiz Alberto Py

"A diminuição da timidez depende de um esforço do indivíduo no sentido de melhor compreender sua dinâmica emocional, em outras palavras: como funciona sua mente" Timidez não é doença, mas sintoma. Sintoma é aquilo que permite que uma pessoa perceba que está doente. Por exemplo, febre é um sintoma que, aliás, pode corresponder a centenas de diferentes doenças. Trata-se de uma condição que nos permite saber da existência de uma doença em atividade, que pode ser desde uma gripe comum até graves infecções.

Dor de cabeça também é sintoma de doença e não doença propriamente dita. Da mesma forma, a timidez consiste na manifestação de uma dificuldade emocional, mas não é a própria dificuldade em si, apesar dos problemas sofridos por quem é tímido.

O que está por detrás da timidez é o excesso de importância que o tímido se atribui - ele se sente como se estivesse sendo alvo da atenção das pessoas, quando - na maioria das vezes - ninguém está sequer o percebendo. O caso mais intenso de timidez de que tive notícia foi o de uma jovem que não conseguia tocar a campainha para o ônibus parar. Ela sentia-se como se estivesse incomodando todos os passageiros ao obrigar o ônibus a parar só para ela. Por isso, tinha que esperar que alguém quisesse descer e só então ela podia saltar junto com a outra pessoa. Seu receio consistia em ser alvo da irritação, e mesmo do ódio, dos outros passageiros e do motorista.

Uma interessante descrição do processo mental dos tímidos encontra-se no poema "The Love Song of J. Alfred Prufrock" (A canção de amor de J Alfred Prufrock) de T.S.Elliot, a longa fala de uma personagem que chega a dizer: "Ousarei comer um pêssego? Ousarei perturbar o universo?" Mostrando que para algumas pessoas pequenos gestos são sentidos como possivelmente catastróficos, o que as leva a terem uma atitude tímida e receosa.

A timidez pode ser enfrentada com sucesso quando sua causa está relacionada a problemas neuróticos, ou seja, a mal-entendidos desenvolvidos a partir da infância do indivíduo. A diminuição da timidez depende de um esforço do indivíduo no sentido de melhor compreender sua dinâmica emocional, em outras palavras: como funciona sua mente.

Depende também da pessoa se habituar a novas situações, que tendem a ser intimidantes. Situações desconhecidas geralmente assustam, amedrontam. Para melhor entender a dinâmica da timidez, vale a pena notar que o verbo intimidar, mostra uma íntima relação que existe entre timidez e medo. O tímido é um atemorizado. Seu medo é, principalmente, dos sentimentos negativos, especialmente o ódio, que outras pessoas possam manifestar contra sua pessoa. Compreender que tais situações existem na imaginação e não na realidade ajuda o tímido da superar sua dificuldade. Familiarizar-se com situações novas ou pouco comuns na vida também ajuda na superação da timidez.

Uma psicoterapia conduzida por profissional competente pode surtir bons resultados, o que não exclui que o tímido possa melhorar com a ajuda de algum livro de boa qualidade e por seu próprio esforço। Mas convém lembrar que tudo pode ser aprendido com menos desgaste quando se tem a ajuda de um professor qualificado। Isto serve não apenas para combater a timidez, mas também para aprender a nadar, fazer ginástica, aprender uma língua estrangeira, e assim por diante.



Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/bem_estar_timido.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário